sábado, 5 de novembro de 2011

Folar de carne da Tia Conceição

Hoje vou dar-vos a receita do Folar de Carne
que a Tia Conceição tão bem fazia,
nos Avidagos, em Trás-os-Montes.
Aprendi, mas não consigo dar-lhe o toque mágico 
que a Tia do meu marido lhe dava, 
fazendo deste folar uma verdadeira delícia.
Peneira-se 1kg de farinha de trigo para um alguidar. Faz-se uma cova onde se deita 1 saqueta de fermento de padeiro fermipan (= 11gr) desfeito num pouco de água tépida, 2dl de azeite+3 colheres de sopa de manteiga+3 colheres de sopa de banha (estas 3 gorduras previamente misturadas e levadas a derreter juntas), 1 colher de chá de sal. Vai-se envolvendo tudo, com movimentos circulares, deitando os 10 ovos, um a um, previamente aquecidos num recipiente com água morna.
Mistura-se tudo e amassa-se fazendo das mãos 2 pás que irão bater, enrolando, a massa no sentido de baixo para cima, por 10 minutos (alguém tem de segurar o alguidar!...) até ficar macia e fazer bolhas.
Deixa-se levedar.
Entretanto cortam-se em pedacinhos pequenos: chouriço de carne, presunto e bacon (a Tia Conceição deitava presunto com alguma gordura, salpicão e frango assado desfiado).

 Unta-se uma forma de alumínio com abundante azeite, estende-se metade da massa, colocam-se as carnes picadas e cobre-se com o resto da massa, fechando as bordas para que as carnes não saiam.
Deixa-se levedar e só depois é que se leva ao forno a 180º, durante cerca de 1 hora. 
Assim é que fazia a tia do meu marido, 
nos Avidagos, em Trás-os-Montes.
A minha ficou assim:
Claro que isto agora se pode fazer com a batedeira elétrica… 
não amornando os ovos… 
mas garanto-vos que não é a mesma coisa!
Esta deixou-se comer muito bem!...
Estava boa!
Experimentem!


10 comentários:

  1. Olá,

    Obrigada pela visita e pelo comentário longo. Gosto muito de receber estas visitas é como se ficassemos um bocadinho à conversa :) apesar de não ser bem a mesma coisa ...
    Espero que a consulta corra bem e que consiga acabar a carpete, pessoalmente não tenho coragem para tanto, esta passadeira foi o trabalho maior que arrisquei e acho que não volto a fazer outro assim tão grande.

    Quanto ao folar tem um belo aspecto, não admira que se tenha deixado comer ...

    beijinhos e obrigada pela simpatia
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Teresinha,

    muito interessante esta receita do folar e com o recheio deve ficar muito saboroso e está bem apresentado sobre uma bela toalha de crochê, lindas fotos! Me parece uma fogaça de tabuleiro, obrigada pela receita que não conhecia e que já coloquei no arquivo para um dia experimentar.
    Quanto ao casaquinho de bebê ficou uma gracinha mesmo na cor mais escura, parabéns! Sim, agora estamos indo para o verão e mexer com lã faz as mãos suarem, porém, prometo que quando der eu usarei a gentileza de seu passo a passo com prazer porque é difícil encontrar igual a este, super original e uma belezinha.
    Desejo-lhe um final de semana bem alegre e... sem cansaço viu?

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga!
    O folar tem um aspecto delicioso.
    Desculpa a minha ausência, vou tentar ser mais presente.
    Bom fim de semana, jinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Oii, minha querida !!!


    Ai meus sais !!!Amiga, esse folar é dos deuses.Não me ajeito a fazer..já tentei mas não fica bom como os que eu comia.A receita da tia do seu marido tb é muito boa e já salvei.Mas qdo vc falou do salpicão...ai ai !!! Fiquei salivando.Faz tempo q não aprecio essa maravilha !!!

    Quero tb te agradecer por ter ido a minha festa dos 51. Sei que carinho e amizade não se agradece maaaas....brigaduuu.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Teresinha, vou experimentar esta receita quando tiver a familia reunida (possivelmente só no Natal). O meu genro gosta muito mas ele chama-lhe "bola de pão" mas parece-me que é a mesmo coisa.
    Teresinha eu de facto sou madeirense mas vivo no Algarve. A filha/netas /genro vivem em Lisboa e eu sempre que o trabalho me deixa ando para cima e para baixo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha

    Adorei a receita, certamente é deliciosa.
    Mas parece-me muito trabalhosa, não tenho paciência para coisas tão dificeis, sabe eu não sou grande coisa na cozinha, mas vou fazendo algumas coisitas.

    Manuela

    ResponderEliminar
  7. Querida Teresinha, essa bola lembra-me uma que era servida em casa dos meus sogros em Trás-os-Montes.
    Na altura, comia sem me questionar sobre a forma como seria feita e só agora entendo as voltas que levava.

    Quanto à camisola, obrigada, amiga, pelo carinho. Vindo de ti, o elogio cala bem fundo.

    Com que então em Quiaios ouvindo o silêncio?
    Sabe muito bem uma pausa na rotina!

    Espero que continues muito bem e vás dando notícias.
    beijo da Nina

    ResponderEliminar
  8. Olá Teresinha

    Há muito não vinha consultar o teu blog,e gostei de recordar "a bola de carne" é ótima, mas atualmente evito fazer alimentos com enchidos.Com todos os filhos(somos 16,) vai saber bem.Hoje estive a pintar as jarrinhas de vidro,pois não tinha nada feito para poder ofertar.Um grande beijinho para os meus amigos

    ResponderEliminar
  9. Olá Teresinha...

    Muito obrigada pelo retorno e ser tão prestativa em colocar a receita que solicitei em postagem anterior.
    E o melhor com explicação e fotos...não poderia ficar melhor.
    Eu queria mesmo uma boa receita de folar.
    Mais uma vez emocionada com as músicas. Adoro!!!

    Fica com Deus e um grande abraço!

    Ivete

    *

    ResponderEliminar
  10. minha amiga Teresinha, deixe-me deixe-me chamar -lhe assim,apesar de não nos conhecermos pessoalmente. gostei tanto da sua receita que vou fazer no Domingo. o pior e o colesterol. ate senti o cheiro e o sabor.

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!