quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ainda as papas laberças... e mais umas coisinhas!...

Fico espantada comigo... confesso!
Então eu, que sou açoriana, nascida em Ponta Delgada,
na linda ilha de S. Miguel... é que dou a conhecer aqui 
as papas laberças... originárias da Beira Alta?!...
O meu pai nasceu na cidade da Guarda, foi para S. Miguel 
muito pequeno, eu não conheci a minha avó paterna, 
mas gosto de cozinhar, como ela. 
E como a minha mãe nos criou com comida ótima,
sinto que herdei esse gosto de ambos os lados.
E a propósito quero mostrar-vos esta foto:
Aprecio boa comida e a portuguesa é a melhor, sem dúvida!
Mas gosto de experimentar sabores diferentes. 
Como já estive em muitos lugares nos 5 continentes, 
faço, às vezes, pratos exóticos.
É raro seguir uma receita à risca... e, pelos vistos,
a minha avó também, pois fazia as papas laberças
com couves e não com nabiças!
Fui para a net e indico-vos o que encontrei
 AQUI e AQUI,
cuja leitura esclarecerá os mais interessados na nossa
tradição gastronómica.
Se era comida de pobres ou de ricos... que importa?
Sei é que estas papas acompanham muito bem peixe frito
e também se comem com carne, como li.
Hoje experimentei com cebola, alho, tomate e
resto de carne estufada, depois juntei a couve de por fim
a farinha de milho amarelo. Fiz assim:
 Fiquei espantada comigo, sim! E também contente 
por dar a conhecer coisas que, afinal, nem todos conhecem
por serem tão antigas.

E se eu lhes disser que tenho o 1º. automóvel do meu pai!
Está a restaurar, o meu MORRIS MINOR de 1931...
UM ABRAÇO

7 comentários:

  1. Olá Terezinha,
    Amo esse mundo virtual, aprendo coisas novas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá!! Mais uma receita que vou querer provar!!
    Um bom final de semana!
    Beijocas
    Sam

    ResponderEliminar
  3. Mmmmmmm je crois que c'est bon bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresinha,

    em primeiro lugar quero te dizer que adorei a tua visita, obrigada pelas palavras carinhosas.
    Esta receita deve de ser muito boa. Tenho de a mostrar ao meu marido:)
    Ele gosta muito de cozinhar (como já te contei) herdou esse dom da mãe e faz pratos muito bons, indianos, portugueses, angolanos, etc.
    É assim que eu arranjo tempo para as minhas artes.

    Beijinhos e bom fim de semana.
    São

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde querida, lindo seu blog, vem me visitar, se gostar do meu blog e quiser me seguir, te seguirei de volta, tenha um lindo domingo abençoado por Deus, beijinhos!
    http://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Teresinha.
    Gostei da novidade do prato tradicional de que, imagina!, nunca ouvira falar.
    Tem uma boa semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Fico a espera de fotos desse morris. Já viu o meu mini no blogue?
    Este fim de semana vamos copiar esta receita.
    Abraços

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!