quinta-feira, 23 de abril de 2015

Açorda de bacalhau com ovo escalfado (sopa alentejana)

Depois de uns dias fora de casa e tendo passado pelo Alentejo,
para chegar ao sul de Espanha, onde estivemos uma semana,
 reapareço com uma receita da região das famosas açordas e migas,
que fazem as minhas delícias!... 
Tentando copiar o que nos foi servido num restaurante típico,
em Portel, onde comemos uma deliciosa Açorda de Cação,  
cozinhei uma Açorda de Bacalhau e não me saí nada mal!... 
Ficou tão boa, que não resisti a partilhar a minha receita. 
Aqui vão os ingredientes que utilizei:
1dl de azeite
6 dentes de alho
1 raminho de coentros
1 posta de bacalhau
2 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 ou 4 fatias de pão alentejano
1,5 l de água
1 pitada de sal
Cozi ligeiramente o bacalhau e reservei.
Num tacho levei ao lume o azeite,
os alhos e os coentros picados grosseiramente,
mexendo durante cerca de 5 minutos.  
Juntei a farinha e deixei ao lume por mais 5 minutos,
sempre a mexer.
Acrescentei a água onde cozi o bacalhau e, sem deixar de mexer,
deixei ao lume até ferver e engrossar ligeiramente.
Retifiquei o sal.
Depois triturei o caldo com a varinha mágica, assim:
 ESCALFAR OS OVOS
Num tacho pequeno coloquei:
2 dl de água
 1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco
 Quando a água estava a ferver, 
mexi-a energicamente em movimento rotativo, com uma colher,
e introduzi o ovo para o escalfar, apenas durante 3 minutos. 
Retirei o ovo para uma taça e repeti a operação com outro ovo.
Na terrina, coloquei as fatias de pão (melhor se já estiver duro), 
por cima o caldo já com o bacalhau às lascas



e por fim os ovos escalfados.


Enfeitei com coentros e servi.
Este foi o meu prato e repetimos o caldo.
Não ficou nada na terrina!...

Se a açorda de cação estava boa, lá em Portel, no Alentejo,
esta aqui de casa, com bacalhau, também ficou muito boa
e acho que a troca do peixe foi uma ótima ideia...
até porque eu não tinha cação cá em casa!!!...
Quem gostar destes ingredientes
e quiser conhecer os sabores alentejanos,
poderá fazer esta receita.
E como não podem provar a minha açorda...
 mostro as fotos da que comemos no restaurante do Alentejo:
UM ABRAÇO

19 comentários:

  1. Que bom que regressou e em grande... pois a receita é mesmo ao gosto aqui da malta!
    Vou experimentar...não há duvida!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  2. Faz-me lembrar as açordas de peixe que se faz cá nos Açores! A sua devia estar tão boa!

    ResponderEliminar


  3. Que apetite...a boa e simples comidinha do Alentejo .
    Benvinda ao nosso convívio depois de um descanso
    Beijo da maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria!
      Adoro comidas simples e tudo o que leve pão... mas, de repente, também faço outras exóticas que também aprecio. Digamos que sou um bom garfo... e colher... e prato...
      Agora gostaria de saber quem é esta Maria?!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Teresinha
      Tem toda a razão o meu comentário foi como anónimo mas eu sou mesmo Maria, tenho 70 anos, sou casada, tenho 3 filhos e gosto muito de trabalhos de mãos. Gosto também de culinária e daí ter comentado a sua açorda. Também vivi em Lourenço Marques 4 anos mas sou de Lisboa. Pronto ...Desejo-lhe a continuação de bons trabalhes e por favor partilha conosco.
      Beijinhos maria

      Eliminar
    3. Olá Teresinha
      O meu endereço é mgilcosta@sapo.pt
      Beijinhos da maria

      Eliminar
  4. Olá Teresinha!
    Que ótimo aspeto tem a sua açorda! e não duvido que o sabor seja esplêndido.
    Um beijinho e obrigada por partilhar a receita.
    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Nossa, agora fiquei com muitas saudades da minha amiga querida portuguesa dona Angelina, que já partiu para o céu e fazia pratos assim, ricos e saborosos.

    Vendo suas fotos, fiquei imaginando o carinho com que fizeste!

    Beijinhos, tenha uma boa noite, Teresinha,

    Lígia e =^.^=

    ResponderEliminar
  6. Bom dia , Teresinha! Bem vinda ao nosso convívio!
    Recebi um comentário teu, sim, ao qual respondi, ficando a saber que estavas em férias e que achavas Vª Real de Stº António feiinha! Realmente não é bonita!
    Achei esta variante da açorda de bacalhau muito simpática e fiquei com vontade de experimentar.
    Obrigada pelo link! É uma variante deste ponto, também com grande efeito. Registei!
    Desejo-te um feliz fim de semana.
    Aqui, hoje, chove! Chatinho, não é?
    Beijinhos
    t

    ResponderEliminar
  7. Olá Teresinha,

    à 2 anos atrás estive em Portel e gostei imenso. Dormi e comi lá muito bem. Aliás, no Alentejo come-se sempre bem. Estou a lembrar-me do restaurante "Molha o Bico" em Serpa que é 5 *.
    Este tipo de açorda é como o meu marido gosta. Eu gosto mais sem o ovo escalfado.

    Beijinhos e bom fim de semana.
    São

    ResponderEliminar
  8. Obrigada , Teresinha! Registei o esclarecimento e agradeço.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bom sábado, minha linda!
    A sério, quando falo das minhas inseguranças, faço-o porque é verdade. Acredita que não é para ser interessante. O certo é que todos os dias aprendo coisas novas e humilde e consciente, agradeço.
    Tem um feliz sábado.
    Beijo da Nina

    ResponderEliminar
  10. Ai que saudades me fez do meu pai, era a única coisa que ele sabia fazer de cozinha era uma receita muito parecida com esta tinha uma vaidade na açorda de bacalhau, ele só não a engrossava .a sua deve ser ainda melhor com o caldo grosso.
    beijinhos
    Aldora

    ResponderEliminar
  11. Que delicia Teresinha! deves cozinhar muito bem, cada coisa que postas no blog...da fome! :)

    ResponderEliminar
  12. Boa noite para ti, Teresinha!
    Uma enorme honra que me consideres como tua possível gémea!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Teresinha, descanso merecido, açorda de bacalhau eu gosto
    muito, a tua é mais completa, beijos amiga

    ResponderEliminar
  14. Adoro este prato. Parabéns pelo sucesso e obrigada pela receita.

    Isabel

    ResponderEliminar
  15. MMmmmmmmmmm délicieux merçi de la bonne recette bonne nuit bisous Marie-Claire

    ResponderEliminar
  16. Eu, como boa alentejana, adoro açorda, e faço-a muitas vezes no Inverno. Faço-a às vezes simples, só com ovos, com bacalhau, e também com pescada, que fica uma delícia, só que a pescada tem de ser bem fresca e não congelada.
    As fotografias estão excelentes e a receita super bem explicada.
    xx

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!