terça-feira, 7 de junho de 2011

Trutas da Lagoa do Fogo


No passeio que demos com os nossos amigos à Lagoa do Fogo,
encontrámos uns jovens
que tinham acabado de pescar trutas na lagoa.
Meti conversa com eles e acabei comprando-lhes a fresca,
ainda que parca, pescaria.

Por mim, pensei logo na receita que iria fazer para o jantar

e só coube aos nossos acompanhantes

afiar os dentes para o repasto do final da tarde.

Preparei as trutas, tive de as cortar ao meio para caberem na frigideira

e só depois desta operação é que vi que eram trutas salmonadas!

Temperei-as com uma pitada de sal, alho picadinho, calda de pimenta e uns pingos de vinagre.

Fritei-as depois de as passar por farinha de milho e coloquei-as na travessa.

Levei ao lume uma quantidade generosa de azeite, 2 cebolas médias às meias rodelas, 8 dentes de alho picados, 1 colher de sopa de calda de pimenta e fui mexendo até a cebola amolecer. No final juntei uma colher de chá de vinagre e sumo de 1 limão galego.

Deitei um pouco deste molho por cima das trutas e o resto na molheira.

Para acompanhamento cozi umas batatas da terra, com casca,

depois de bem lavadas e de lhes ter dado um golpe fundo.

Na água de as cozer deitei um pouco de calda de pimenta

e 3 dentes de alho esmagados, com casca e tudo!



Só a minha mãe quis uma sopinha antes das trutas.
Os restantes quiseram queijo fresco de cabra,
com a tal calda de pimenta
e todos achámos maravilhosa aquela refeição
cujo mérito coube
às fresquinhas trutas salmonadas da
lagoa mais bonita da minha linda ilha!



Digam lá: é ou não é a lagoa mais bonita de
S. Miguel???

É!!!

Mas vê-la-iam bem melhor
se esses 2 aí não estivessem a tapar a magnífica paisagem!!!...


UM ABRAÇO!

16 comentários:

  1. Mas esses dois são muito, mas mesmo muito, giros!
    Beijos,
    Nina

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha,

    lindos peixinhos, bem fresquinhos e apresentados. Deviam mesmo estar saborosos!
    Sim, é linda a lagoa, mesmo com os pombinhos a arrulhar no primeiro plano...!

    Beijão,
    Lu

    ResponderEliminar
  3. que lugar privilegiado!
    Família alegre e linda.
    e que comidinhas hein?
    Lindo blog
    Beijoca Nilda.
    http://meucantin5.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Querida Teresinha vim desejar-te uma noite tranquila e com muita paz.
    Até amanhã,
    Beijos,
    Nina

    P.S. Tola, que eu sou!
    Esquecia-me de elogiar as trutas açoreanas.
    Ficaram, de certeza, um pitéu!!!

    ResponderEliminar
  5. Hummmm!!! Comi truta pela primeira vez nesta minha viagem. É um peixe de aguas frias desconhecido por estes mares tropicais. Nesta viagem não trouxe sementes. Tive um enorme contratempo por conta disso quando cheguei no Chile, reconhecidamente um produtor mundial de frutas e muito rigoroso com suas fronteiras agrícolas não permitindo a entrada de nenhum tipo de fruta ou planta de outros países. Por puro esquecimento eu tinha uma maçã na bolsa e declarei que nada tinha. Fui detida e me safei por pouco de pagar uma multa que pode chegar a onze mil dólares e correndo o risco de voltar do aeroporto mesmo. Fui autuada,denunciada, fichada e levei um grande sermão antes de receber um "ABSUÉLVASE, por esta UNICA vez". Por sorte a maçã era Chilena e tinha até a etiqueta da origem. Fiquei com tanto medo que antes de voltar tomei o maior cuidado em me desfazer até do cheiro de qualquer planta na qual tivesse me encostado. Sementes ou plantas de países ou continentes diversos agora só pelas vias legais e com carimbo do ministério da agricultura. Bjs
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha.
    Tenho muita pena, mas eu não conheço as ilhas, nem dos Açores nem da Madeira.
    Ando ansiosa por uma visita ás mesmas, mas cada ano que passa, adio sempre.
    Vamos lá ver quando será. O meu marido quase nem tempo tem para férias, é uma desgraça rsrs.
    Os peixinhos deviam estar uma delícia, pois pelo aspecto... não haja dúvida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Família linda, lindo blog, e belas trutas!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Falando com minha irmã ela me disse que na região dela o araçá é muito comum. Como minha sobrinha está por vir para passar férias, trará uma muda para mim. Compartilho com tua preocupação pois devido ás normas e leis vigentes não acho prudente a troca de sementes, pelo menos por hora, enquanto ainda estou sob efeito do susto. Beijos
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Olá Teresinha, fiquei a saber que vem cá cima ao nordeste transmontano - Miranda do Douro!
    É muito perto da terra do meu marido, Mogadouro.
    A estrada neste momento está muito ruim, e tem que se fazer alguns desvios por causa do IC5, não sei se faz o trajecto de Macedo de Cavaleiros, mas se sim prepare-se para mais meia horita de caminho.
    Faça boa viagem e estadia.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Querida Teresinha, já cá estou e já me telefonaram do aeroporto, avisando que as malas serão entregues esta tarde.
    Já estou mais descontraída e o nervosismo de ontem já lá vai, mas que apetece penalizar a incompetência e o descaso, lá isso apetece.
    Logo que tenha as fotos, começo a postar.
    Beijinhos,
    Nina

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresinha

    Hummmmmmmmmmmmmmmmm...fiquei com água na boca!!!

    Não conheço os Açores, mas pelo que dizem quem já visitou e pelas fotos que vejo é um local de uma beleza ímpar.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Que fantástico! Que refeição primorosa! Deve ter ficado saborosísima!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  13. muito linda a lagoa e o casal a enfeitala,e que delicia de quitutes,bela familia beijo com muito carinho desta amiga e adimiradora brasileira.

    ResponderEliminar
  14. Olá Terezinha! Obrigado pela visita e comentário em meu blog. Seja sempre bem vinda por lá!
    Sim, é uma lagoa muito bela e, por sinal, também muito saborosa (pelas comidas apetitosas que mostrou). O lugar deve propiciar um passeio inesquecível.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  15. Teresinha, mesa e comida maravilhosos! Adorei a foto dos dois com a Lagoa ao fundo, que em nada prejudicaram a foto. Muto pelo contrário... Beijos

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!