sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gorro de "aviador" feito em tricô, para bebé


Depois do casaquinho, resolvi fazer o gorro de "aviador",
 do modelo da minha Tia Rosinha.
Aqui o manequim é a minha boneca Margarida,
a tal que é da minha idade!


Aproveitei os dias que passei em Quiaios para descansar e tricotar.
Ainda fiz também uma parte de um casaquinho, 
mas não tenho fio mesclado suficiente 
e o problema é que o modelo não dá para grandes invenções 
com outra cor. 
Acho que vou correr a cidade à procura do fio... 
se não o encontrar terei de recorrer à ajuda de uma boa alma...
que se ofereça para me ajudar a sair desta!...
Se não me safar por aqui... depois peço.
Aqui o modelo já feito por mim, há uns anos.


Curiosamente, a passar os olhos por uma BURDA antiga,
à procura de um modelo de macaquinho, 
vi um gorro praticamente  igual a este.


Diria que o modelo é mesmo igual,
 apenas os aumentos são feitos de forma diferente: 
eu faço-os dando uma laça normal por cima da agulha,
 fazendo um desenho a que acho graça; 
na revista faz-se um aumento escondido e fica sem buracos.





Para quem preferir o gorro da revista, aqui vai a receita.



E aqui a explicação do que eu fiz:
 lançar 119 malhas na agulha e tricotá-las em 4 voltas de liga.
Esclareço que: 
1 liga  é 1 malha feita em liga (1 liga é 1 ponto tricô no Brasil)
e a laça é simples, isto é, apenas se passa o fio por cima da agulha,
tricotar assim todas as voltas ímpar, da 5ª à 45ª :

1 liga, 1 laça,19 ligas, 3 malhas juntas em liga, 20 ligas, 1 laça, 1 liga, 1 laça, 14 ligas, 3 malhas juntas em liga, 14 ligas, 1 laça, 1 liga, 1 laça, 20 ligas, 3 malhas juntas em liga, 19 ligas, 1 laça, 1 liga.
 As voltas par ( que são o avesso) também são tricotadas em liga.


Ficou assim.
Agora dobrei para verem onde coser.
Umas fotos foram tiradas de dia e outras de noite, 
daí as cores diferentes.
Aqui mostro 3 partes cosidas pelo avesso.
E no final fecha-se como indico a vermelho:
 E fica assim depois de pronto.
Prometo que depois coloco aqui uma foto do gorro na cabecinha do seu dono...
mas isso só será lá para janeiro!
Parece esquisito mas fica muito giro (bonitinho!) nos bebés... 
e tapa as orelhinhas.
Obrigada pela atenção que me dispensaram.
Abraço-vos!

15 comentários:

  1. Oi TEresinha ,
    Gostei demais do gorrinho , muito fofo , tenho certeza que vai ficar lindo na cabecinha do dono.Bjusss e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresinha

    Gostei deste gorro, não conhecia este modelo, parece interessante a maneira de fazer, continuação de bons trabalhos.

    Manuela

    ResponderEliminar
  3. Teresinha, esse gorro tem um doce toque nostálgico, quase um dejá vu. Será que eu usei um gorrinho desses?
    Os meus filhos, sei que não e assim se adensa o mistério... Seja como for, achei liiiindo!

    Quanto às minhas costuras, minha linda, eu , se por um lado, só sei que nada sei, por outro, sei que vou acabar por saber.
    Mais, sei que me decido irremediavelmente, quando descubro o que em mim provoca o tal click ( sou um perigo, como imaginas...) e então, levo a cabo o que me desafia. Ando, entretanto, em prospeção, digamos assim.

    O patch é um adorável desafio, mas, infelizmente, muita areia para mim.
    Entretanto, as minhas agulhas, enlouquecidas, tricotam golas com aproveitamento de lãs, porque parar, jamais.
    Fica bem, amiga, e tem um bom fim de semana.
    Beijo da Nina

    P.S. Quem é essa teenager que ocupa a tua foto habitual?

    ResponderEliminar
  4. Olá minha boa amiga!
    Venho agradecer o seu carinho e amizade que deixou no meu cantinho. É muito bom saber que tenho amigos que estão presentes neste momento tão difícil por que estou a passar, está a custar muito... só quem já passou pelo mesmo, sabe dar o valor. Com a ajuda de Deus, familia, amigos e os meus trabalhos... vou conseguir ultrapassar.
    Esta é uma mensagem de agradecimento que estou a deixar aos meus amigos.
    Vou voltar para ver os trabalhos.
    Beijinhos
    Linda

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresinha,
    Que bom que nos encontramos!Seus bordados são maravilhosos!E cada tricô!Seguirei suas novidades por e-mail,
    Bjs,
    Eliana

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresinha

    Ao ver a capa da revista lembrei-me de que também tinha uma igual "daquele tempo" e fui logo correr a procurar. Sabe que ao longo destes anos nunca tinha dado por esse gorrinho lá?...como é possível!!!Entre o da revista e o seu estou a fazer um para a Matilde e o modelo é lindo!Está quase no blog.
    Tive pena de não a ter encontrado desta vez mas o tempo anda mais do que eu... e com a minha princesinha por casa os dias passam num abrir e fechar de olhos...mas quero combinar na próxima para apresentar-lhe a minha netinha.
    Ando a nomorar o seu casaquinho lilás de tricot.Se me engatar venho pedir socorro....
    Um ótimo fim de semana para si e sua família
    bjs
    Nélia

    ResponderEliminar
  7. Ola,
    Adorei este gorro e gostava muito de o fazer, mas ainda sou novata no mundo do trico. Não consigo perceber o que é a liga e o que é a laça. Será que poderia exemplificar.
    Obrigada,
    Filipa :)

    ResponderEliminar
  8. Eu imagino que liga seja ospontos em trico,
    sera que estou certa!!!!! Eu amei este gorrinho
    ele é lindo é diferente de tudo que vi,não tenho
    muita habilidade no trico,só sou um pouco curiosa, vou faser, se Deus quiser vai dar serto
    OBRIGADA!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Amei este modelo de gorrinho aviador...faço o gorro de gatinho que é no mesmo esquema, só muda na costura. já vou fazer um gorrinho aviador hj msm pra dar d presente...
    bjs e obrigada por postar coisas lindas!!!
    Josiane

    ResponderEliminar
  10. Lindo gorro,teresinha.
    Vou tentar fazer para meu netinho de 3 anos.
    bjs
    Cirlei

    ResponderEliminar
  11. Olá Teresinha amei teu blog e tuas dicas do gorro de aviador. Por gentileza onde consigo a receita do casaco de aviador, quero fazer pro meu netinho que chega em novembro. obrigada
    Donilde

    ResponderEliminar
  12. Margarida Dias Stiz.
    01 de julho de 2013.
    Estou muito feliz por ter encontardo esta receita.
    Gosto muito de seus trablhos eles são lindos.
    Um abraço carinhoso.
    Gostei também de sua boneca...

    ResponderEliminar
  13. Terezinha adorei o seu blog, pois adoro trico e croche. Parabéns, estrou lhe seguindo. Abraços.

    ResponderEliminar
  14. Oi, você não sabe o quanto eu procurei por essa receita de gorro aviador. Ti há muita revista e joguei no lixo justamente a que tinha essa receita. Obrigada! 😇 😚

    ResponderEliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!