quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Casaco de tricô para bebé (tam. 3 meses) - com PAP

Depois de longa ausência em matéria de tricô,
eis que aparece um casaco para um bebé que irá nascer
em S. Miguel, daqui a 6 meses.
Este é o 1º. trabalho de outros que farei.
A mãe é uma jovem e sei que tudo o que eu puder oferecer
 será recebido com o mesmo carinho que coloco em cada ponto!
A seguir mostro as várias fases que fotografei e anotei.
Sei que, quem o quiser copiar, não terá dificuldade.
Só é necessário saber tricotar!...
No final mostro a foto da folha dos apontamentos que fui tirando
à medida que ia tricotando... passada a limpo, claro!...
Se encontrarem algum erro... agradeço que mo mostrem,
para que eu o possa corrigir.
É que o casaco foi começado ao serão, em Coimbra,
acompanhou-me até à praia, foi fotografado com luz,
com nevoeiro, com interrupções para leitura de umas páginas 
para descansar os dedos... e tinha de dar atenção aos netinhos!...
Pelo meio, ainda fiz um chapéu em croché!...
 Como a explicação inscrita nas fotos não corresponde exatamente 
ao que aparece tricotado, mostro a seguir o passo-a-passo:
 Já mostrei aqui no blogue um modelo idêntico.
Este é cópia do original, que conservo, feito pela Tia Rosinha,
há 70 anos! 
É um modelo fácil e muito conhecido.
Podemos aplicar-lhe várias alterações, 
como torcidos ou até outros pontos mais elaborados.
QUERO AGRADECER AS VISITAS E COMENTÁRIOS
A QUE NEM SEMPRE RESPONDO!...
DESCULPEM E ACEITEM O MEU 
 ABRAÇO


31 comentários:

  1. Que fofura de casaquinho! Lindo! Quem me dera saber tricotar assim...Beijnhos!

    ResponderEliminar
  2. Além de bem quentinho esse bebê será envolvido com muito carinho. O casaquinho ficou lindo.
    E eu que achava que este tipo de agulha era só para tricô circular... Bem, tricô (a mão)não é mesmo "minha praia" (risos).
    Um abraço!
    Egléa

    ResponderEliminar
  3. Para quem nunca fez ou já não se lembra, ou para quem sabe e se quer aventurar num casaquinho, o post está bem feito, com diversas imagens de aprendizagem. Parabéns!
    O tricô tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, e de várias gerações. Não admira, pois! Além de permitir fazer peças lindas é um excelente hobby, criativo, entusiasmante e até viciante!
    O casaco ficou lindo e com certeza o chapéu também ficou. Pelo seu entusiasmo ainda vai completar o enxoval desse bébé: botinhas, mantinha...
    Boa continuação e um abraço meu.
    Paula.

    ResponderEliminar
  4. É lindo ver o trabalho tomando formas...Se tornando algo tão útil.
    parabéns pelo PAP,ficou perfeito.
    Bjus

    ResponderEliminar
  5. Oi Teresinha... que lindo casaquinho e como é maravilhoso ver um trabalho passo a passo, parabénsss!!! Beijosss!!!

    ResponderEliminar
  6. Le gilet est magnifique bravo Therese bonne journee bises Marie-Claire

    ResponderEliminar
  7. Que lindo casaquinho, Teresinha! Ainda vou aprender a fazer tricô prá tecer alguma coisa linda com você. Bjks!

    ResponderEliminar
  8. Olá

    Que bonito, gostei do ponto.
    Que mãe não gostaria de receber uma maravilha destas?

    Manuela

    ResponderEliminar
  9. Adorei, tão simples e com um resultado tão belo.

    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Com certeza, vou fazê-lo é lindo demais !Obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  11. Teresinha, Adorei este modelo, e como acabei de entrar no "Clube das Vovós Babadas" , vou fazer. Muito obrigada pela receita. Irei contactá-la por email. Lurdes

    ResponderEliminar
  12. Olá, Teresinha!
    Fiquei mais que feliz por encontrar o seu blog, porque este modelo foi o que me ensinou a minha mãe, que o aprendeu com a mãe dela e foi usado para os primeiros casaquinhos de todos os 12 netos da minha mãe. Sendo o meu 1º filho o mais velho da "ninhada", fui a primeira a aprendê-lo...
    Mas já lá vão muiiiiitos anos e estou prestes a ser tia-avó de uma menina. Já não me lembrava das voltas todas e a minha mãe, agora com 83 anos, também não.
    Muito obrigada por partilhar.
    Ah, chamo-me Teresa e também vivo em Coimbra.
    Um beijo carinhoso :-)

    ResponderEliminar
  13. obgado amigas adorei a receita ,vai me ajudar muito,que Deus abçoe grandemente vc sempre.bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Teresa Em mim é difícil quando se escreve uma imagem e eu não posso traduzir! Por favor, se você depishe e abaixo imagem terá modelos prevod.Prekrasni! Você é um mestre! OBRIGADO TERESA!

    ResponderEliminar
  15. Ola, Teresa.
    Ja fiz este casaco e ficou lindo,apesar de não fazer tricot ha muitos anos.Obrigada, por ter publicado a maneira de o fazer.Saudações cordiais,

    ResponderEliminar
  16. Ola,Teresa.
    Ja fiz este casaquinho e ficou muito lindo.
    Neste momento ja estou a fazer outro para uma bebe que vai nascer para Julho.
    Obrigada por ter publicado o modo de o fazer.
    Desejo-lhe muita saude e muitos anos de vida

    ResponderEliminar
  17. Obrigada Teresa-Acho este modelo o Máximo-Os bébés ficam muito aconchegadinhos-vou tentar fazer para o meu netinho-espero conseguir.Agradecida pelos ensinamentos.Olinda

    ResponderEliminar
  18. Olá Teresa-obrigada pelos ensinamentos -acho este modelo o máximo para recém nascidos.Vou tentar fazer,espero conseguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá achei o casaquinho muito giro vou tentar fazer um nao sei se vai ficar igual mas espero que sim pois vai ser para o meu bébé que vai nascer no final do ano obrigada pelas suas dicas beijinhos

      Eliminar
  19. Adorei a casaquinho mas não percebi a parte das mangas...tenho pena pq queria fazer um...bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... não tenho como responder senão aqui: se vir as fotos com mais atenção e seguir o que escrevi nelas, de certeza que conseguirá! Melhor não sei.

      Eliminar
  20. Espetáculo, está lindo este casaco, eu sou uma amante destas coisas, gostei muito da explicação.
    obrigada bem haja...

    ResponderEliminar
  21. Gosto muito dos seus trabalhos e da forma como explica a sua execução. Vou ser avó pela 1ª vez e ando já toda atarefada a fazer o enxoval. Vou seguir os seus conselhos.
    Ah e também sou de Coimbra :-) Bjinho Margarida

    ResponderEliminar
  22. Bom dia D. Teresinha, tive a ousadia de ver o seu blog e adoro os seus trabalhos. Como vou ser avó de uma menina e queria fazer um casaquinho na vertical, vi o casaquinho branco salpicado de azul. Tenho algumas dúvidas e se me poder esclarecer agradeço: Na lengalenga só se repete as carreiras 7,8 e 9 a (10 e 11) já é repetição das anteriores? Agradecia e Bom Ano de 2017.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Piedade! Alegra-me saber que gosta dos meus trabalhos. Não sei explicar melhor o que aqui mostro nas fotos. Se as seguir ao mesmo tempo que tricota irá decorar a tal lengalenga!
      Parabéns por ir ser avó duma menina! Muitas felicidades.
      Bom ano de 2017 também para si.

      Eliminar
    2. Ola D.Teresinha adoro os seus trabalhos, mas eu segui a lengalenga e deve-me faltar ali alguma coisa pois o fiz e não deu igual foi quando fiz da 7 a 11 e ficou o espaço de meia maior que o da sra.. ou seja ficaram 8 meias em vez de 4 de intervalo com os montinhos de liga. Se me poder ver o seu esquema que eu tive a ousadia de transcrever. Será que a 10 e 11. que pos no esquema se refere a 7,8 e 9. Obrigado e beijinho

      Eliminar
    3. Por agora não tenho disponibilidade para ver onde surge a sua dúvida. Estou fora do lugar das minhas agulhas e longe do modelo por onde copiei este casaco!
      Se tiver alguém por perto, com alguma experiência em tricô, poderá pedir ajuda mais célere!
      Eu pensava que a minha explicação estava clara e sei de quem já copiou este modelo seguindo estas minha explicação.
      Posso também sugerir-lhe que, à medida que vai copiando, corrija os erros que for encontrando.
      Bj

      Eliminar
  23. Boa tarde! Antes de mais quero dar os parabéns pelo seu blog! Sou nova no tricot e tenho aprendido pela Internet. Comecei a fazer o casaquinho, mas estou com dificuldade no esquema da manga, passam a ser 69 pontos, certo? Qual o esquema para os 69 pontos? Obrigada

    ResponderEliminar
  24. Maravilhosa senhora que tudo faz e ensina com amor. Obrigada pela sua disponibilidade para connosco. Que Deus lhe dê muita saúde e a todos os seus. Conheço S.Miguel. tenho aí amigos de longa data que conheci em Moçambique.Gostei muito de aí estar 1 semana e deu para percorrer a ilha de uma ponta à outra. Fique bem, fique com Deus. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras carinhosas!
      De facto sou de São Miguel, mas moro em Coimbra há muitos anos. Ainda tenho lá a casa de família onde moram o meu irmão e a minha filha mais nova, com a família. Vou lá de vez em quando, mas agora não sei quando será a próxima ida!
      Beijinhos

      Eliminar

Gosto muito de ler os comentários, por isso, se gostou do que viu, pode deixar a sua opinião!
Tenha um dia feliz... com muita saúde!